Modo B

by

macro_002.jpg

O que é?

O modo “b”, ou modo bulb, é um comando que permite ao fotógrafo expor a fotografia o tempo que quiser – podendo chegar a horas. Aquelas fotos noturnas com “riscos” vermelhos e brancos, indicando a passagem de um carro, são feitas no modo “b”.

Técnica, modo B

O modo “b” disparar o obturador a quantidade de tempo necessária (10 segundos, como a foto acima, ou até 10 horas, como uma fotografia de céu estrelado). O ISO da câmera deverá ser baixo, por exemplo 100 ou 200, o que significa que a luz sensibilizará pouco o filme (ou, no caso das digitais, o CCD). O diafragma também deverá ser pequeno (mais fechado ou números grandes como 22, 32). Todos estes itens são necessários, pois, quando a exposição é longa, muita luz entra na câmera. É preciso diminuir o iso e o diafragma para que a fotografia não “estoure” (fique com excesso de iluminação).

Acessórios

Acessório, Tripé

(sem imagem)
Tripé: acessório obrigatório nas fotos de modo “b”. Como a velocidade é baixa, qualquer movimento de câmera tornará a fotografia inteira borrada. Disparador: é uma extensão do botão que evita que o fotógrafo mexa na câmera durante a exposiço e a foto saia “tremida”, “borrada”.

%d blogueiros gostam disto: