Macro

by

macro_001.jpg

O que é?

A macro fotografia é utilizada para pequenos objetos, como insetos, botões, alfinetes, folhas… As lente, especiais para esta forma de fotografar, têm uma distância focal pequena e geram pouca profundidade de campo, o que torna a técnica mais difícil. Na hora de fotografar, tenha um tripé à mão. Facilitará na hora de encontrar o foco, pois a macro exige precisão milimétrica. A iluminação é importante; como os objetos são pequenos, qualquer sombra prejudicará a fotografia.

tecnicas_macro01.jpg

Qual lente usar?

60 mm: com uma pequena distância focal, deve-se chegar muito perto do objeto, às vezes alguns centímetros. É a preferida dos fotógrafos profissionais.
105 mm: não é necessário aproximar-se tanto, comparando-se com a de 60 mm (…)

tecnicas_macro02.jpg

Outra opção…

Para quem não possui lente macro, uma possibilidade é utilizar uma objetiva normal invertida. Basta desacoplar a objetiva do corpo da câmera e encostá-la do lado inverso, como se mirasse para dentro da câmera. Para tanto, meça a luz antes e calcule o diafragma/obturador necessários, pois você não poderá contar com o fotômetro. O foco torna-se fixo, você deverá se afastar/aproximar do objeto até encontrar um ponto em que o objeto esteja nítido.

tecnicas_macro03.jpg

Dicas

  • Além do tripé, carregue flanelas (preto, branco ou bege) para utilizar como pano de fundo. A cena fica mais limpa e, como a profundidade de campo é muito pequena, o fundo fica desfocado.

%d blogueiros gostam disto: